Sem motivação para desenhar?
Em algum momento você já se sentiu desmotivado(a) em prosseguir com os desenhos? Já pensou (mais de uma vez) em desistir? Sentiu que não evoluía?
Bem... Isso, de certa forma, é COMUM.
Muitas pessoas passam por isso em suas vidas, carreiras, hobbies.
Toda decisão demanda ESFORÇO, vontade mesmo de persistir. E é aí que tá! PERSISTIR, mesmo que muitas vezes tudo à nossa volta pareça conspirar para que abandonemos nossos projetos, seja na vida, nos estudos ou na aprendizagem de alguma técnica, como o desenho.
Não crie um monstro! Todo desenhista ou aspirante a desenhista já passou ou vai passar por isso.
O problema não está em se sentir assim às vezes, mas sim na aceitação dessas ideias que são plantadas em sua mente e que muitas vezes vêm de fatores externos como "amigo" que diz que isso é passatempo e não dá pra viver da sua arte (Notou??); ou aquele parente que insiste que você "cresça" e faça algo mais "produtivo" de acordo com seus próprios conceitos; ou a própria sociedade que deixa claro o que devemos ou não fazer para viver de nosso trabalho (No no caso, a arte!)
DESENCANA! Tudo isso são ideias atrasadas de utilitarismo social, como se arte, desenho, pintura, não fossem úteis para enobrecer, aliviar, criticar, compreender e enaltecer certos aspectos de uma sociedade decadente. (Desculpa o desabafo!)
É claro que nem todo mundo vai trabalhar na Marvel ou DC, mas podemos sim, quebrar os paradigmas, e trabalhar com algo que nos traga felicidade. E meus amigos, quando você faz o que gosta e ainda é remunerado, você dá adeus à velha CORRIDA DOS RATOS.
Então... Mas vamos lá: O que pode estar te desmotivando?
Um dos aspectos que percebo é que o desenho demanda muita atenção. Hoje em dia, estamos nos acostumando a sermos multitarefas fazendo várias coisas ao mesmo tempo. E fazendo mal!
Entretanto, o desenhista que quer mesmo evoluir, precisa, gastar um tempo desenhando (óbvio!), mas não somente desenhando, mas pensando o desenho, analisando, com FOCO. E principalmente os jovens estão perdendo essa habilidade, o que gera esse sentimento de que não há evolução.
Outros tópicos desse problema podem estar relacionados à falta de estratégia, ou seja, você precisa estabelecer um caminho, uma rota, um processo onde você tem que ter bem claro seus objetivos.
Defina o que você quer com o desenho. estabeleça um método de estudo diário. Nem que sejam 30 minutos. Mas o que vale aqui é a CONSTÂNCIA! Faça; mesmo que esteja cansado. Faça; mesmo que não se sinta inspirado. Faça; mesmo que pareça que você não está indo a lugar nenhum. FAÇA e as coisas vão acontecer.
Sendo assim mantenha a regularidade.
Outros fatores que podem dar aquela desmotivada são os problemas externos, como problemas familiares, no serviço ou na escola, algo que ocupa seus pensamentos e muitas vezes demanda tempo para ser resolvido.
Temos também os problemas internos, onde nossos sentimentos estão envolvidos, como tristeza, ansiedade, além é claro, do chamado bloqueio criativo que é como se fosse uma parede sendo construída em torno de sua imaginação.
Quando estiver passando por algum desses problemas ou até outros não citados aqui, saia da frente do papel, vá fazer algo relaxante, ler um livro, jogar videogame, caminhar, conversar com alguém legal, vá dormir, ouvir música...Enfim, se distraia, FORTALEÇA SUA MENTE, e volte. Com um plano. Claro e objetivo.
Não desista! Erros fazem parte do trabalho assim, como fazem parte da vida. E estamos sempre tentando consertar nossos erros e evoluir, não é mesmo?
Seja feliz e viva sua arte!